Informação do Curso
Especialização em Gestão em Saúde Pública
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

Na saúde pública brasileira existe uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.
As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção das comunidades. A expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e demais programas, compõem parte do conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Esta concepção supera a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença e passa a se desenvolver por meio de práticas gerenciais, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe.

Hoje, sabe-se que o Modelo de Atenção à Saúde do Brasil é referência internacional. Sendo assim, e considerando a necessidade de especializar profissionais com capacidade crítica e qualificação técnica para atuar no campo da saúde pública, é imperiosa a oferta do curso de especialização em Gestão em Saúde Pública.

Objetivo

OBJETIVO GERAL

O curso busca o aperfeiçoamento técnico e científico do profissional através de reflexões sobre as políticas do Sistema Único de Saúde, o gerenciamento dos recursos humanos, materiais, financeiros e de informação para o planejamento de ações e intervenções nas práticas de saúde pública individual e coletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver competências e técnicas gerenciais resolutivas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas administrativos na área da Saúde para a tomada de decisão;

Estimular a troca de experiência entre os docentes e discentes;

Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de ações e serviços de saúde na Atenção Básica, integrando tecnologias e práticas de gestão;

Fornecer enfoque de redução de custos com investimento na qualidade e responsabilidade humana baseado nos princípios e diretrizes no SUS.

Público Alvo

O Curso destina-se a profissionais de nível superior que desejam atuar no setor de Gestão em Saúde Pública, tais como: Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Nutricionistas, Biomédicos, Biólogos, Odontólogos, Fisioterapeutas, Serviços Sociais, Administradores, Contadores e áreas afins.

Duração

12 meses

Metodologia

A modalidade Educação a Distância (EaD) é ideal para quem prioriza praticidade e flexibilidade nos horários e no espaço de estudo.

Aprenda onde e quando quiser com um completo suporte técnico e pedagógico. Você conta com a Tutoria On-line para esclarecer dúvidas durante sua rotina acadêmica e a Tutoria Guardiã para acompanhar seu processo de aprendizagem, ajudando-lhe a montar seu cronograma de estudos e se manter motivado durante todo o curso.

No Ensino a Distância são usadas diversas ferramentas tecnológicas para o seu desenvolvimento, como: videoaulas, links para arquivos, questionários on-line, fóruns, ebooks e páginas da web. Sem falar no acesso a materiais didáticos de apoio, biblioteca virtual com mais de 6.000 títulos e diversos recursos de ensino, como webconferências para tirar dúvidas ao vivo.

As aulas são 100% on-line, com a realização de provas presenciais no seu polo EaD de origem.

DIFERENCIAIS

Nosso curso tem o padrão de qualidade de ensino do Grupo Ser Educacional, que:

• Utiliza de abordagens metodológicas com atualização constante e análises críticas com as melhores práticas de mercado;

• Possui a qualificação do corpo docente como marca, aliada a experiência de mercado;

• Proporciona oportunidades de networking;

• Dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno, fluído e de fácil usabilidade;

• Tem conteúdos articulados com as práticas do mercado e tendências das suas respectivas áreas;

• Garante acesso às aulas pelo celular, notebook ou tablet;

• Oferece material didático gratuito aos alunos;

• Proporciona interação da Tutoria On-line para esclarecer dúvidas durante sua rotina acadêmica;

• Oferece o Programa Tutor Guardião que acompanha o processo de aprendizagem do aluno, ajudando-o a montar seu cronograma de estudos e se manter motivado durante todo o curso;

• Garante Certificado igual ao do curso presencial; 

• Possui EaD avaliado com nota máxima 5 (cinco) na avaliação do MEC.

 

Certificado

A UNINASSAU foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da PORTARIA Nº 1.069, DE 18 DE OUTUBRO DE 2018, para ofertar e certificar os programas de pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a distância. Na Pós-graduação EaD UNINASSAU, além de um curso reconhecido você garante um diploma igual ao do curso presencial.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, exceto em alguns cursos da área da Saúde e Engenharia de acordo com o que determina o respectivo Conselho de Classe, conforme Resolução n° 1 de 06/04/2018 do CNE/MEC, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Aos alunos interessados em realizar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o curso possibilita a oferta deste componente curricular de forma optativa.

DuracaoTotalCurso
12
Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família
    30h
    -
  • Didática do Ensino Superior
    30h
    -
  • Gestão do Financiamento na Saúde
    30h
    -
  • Metodologia de Ensino a Distância
    30h
    -
  • Planejamento Estratégico e Gestão em Serviços de Saúde
    30h
    -
  • Políticas de Saúde e Processo Saúde Doença
    30h
    -
  • Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria em Saúde
    30h
    -
  • Saúde Mental e Assistência Farmacêutica
    30h
    -
  • Segurança Alimentar e Nutricional
    30h
    -
  • Sistema de Saúde e Organização da Atenção Básica: Saúde da Mulher, da Criança, e do Adolescente
    30h
    -
  • Sistema de Saúde e Organização da Atenção Básica: Saúde do Homem, Adulto e Idoso
    30h
    -
  • Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental
    30h
    -

Disciplinas Optativas
  • Metodologia Científica
    30h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Tcc)
    60h
    -

Carga Horária
Carga horária total360h
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso