Informação do Curso
Especialização em Enfermagem Oncológica
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

O Brasil vem passando rapidamente pelo processo de transição demográfica com o consequente aumento no número de idosos, alterações no perfil de morbimortalidade, ascensão da prevalência de doenças crônicas e mudanças nas necessidades dos serviços de Saúde. Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte na população brasileira, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Os avanços tecnológicos e científicos que propiciam a melhora da qualidade de vida, aumentos dos índices de cura e da sobrevida esbarram nas limitações financeiras e estruturais dos serviços de Saúde, exigindo dos profissionais uma visão crítica que subsidie decisões baseadas em evidências.

Oncologia é uma área da medicina que requer um cuidado multidisciplinar. Para que um tratamento seja feito com sucesso é necessário que se trabalhe em equipe com um grande número de especialistas das mais diversas áreas da saúde.

O enfermeiro oncológico é o profissional que vai prestar assistência ao paciente, em todas as fases do tratamento do câncer. Desde o diagnóstico da doença, passando pelas várias fases do tratamento como a cirurgia, a radioterapia, e o tratamento com medicamentos e quimioterapia. A oncologia é uma área muito específica, portanto é importante que os enfermeiros tenham formação de especialista na área e que estejam sempre se atualizando.

Além de prestar assistência, o enfermeiro oncologista tem outras atribuições, como tomar providências administrativas para a liberação e agendamento dos procedimentos de tratamento além de ter papel educacional, orientando tanto o paciente quanto os familiares durante o tratamento.

O curso de Especialização em Enfermagem Oncológica proporciona condições que viabilizam o aprimoramento da assistência oncológica, com ênfase nas áreas de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oncológico, reabilitação, fundamentos da assistência de Enfermagem, manejo da dor e cuidados paliativos, abordando os aspectos bioéticos, legais e institucionais

Considerando a necessidades de profissionais capacitados para o adequado atendimento de pacientes oncológicos em todo país, torna-se imperiosa a oferta do curso de Especialização em Enfermagem oncológica, promovendo a formação de profissionais com competências e Habilidades para a intervenção adequada nas várias fases do tratamento dos pacientes.

 

 

           

 

 

 

Objetivo

Oferecer elementos teóricos e ferramentas necessárias à especialização profissional na área de Enfermagem Oncológica formando enfermeiros para o desempenho de suas atividades profissionais no cuidado ao paciente oncológico em todas as suas dimensões, do diagnóstico ao tratamento, controle e à reabilitação.

- Capacitar o enfermeiro do ponto de vista técnico, ético e administrativo para o cuidado integral aos pacientes oncológicos.

- Capacitar o enfermeiro para o planejamento de estratégias no atendimento ao paciente oncológico em todas as suas fases com enfoque na epidemiologia e na sistematização da assistência de enfermagem.

Público Alvo

O curso está voltado para profissionais de saúde de diferentes áreas, tais como Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, dentre outros, que já estejam atuando ou que tenham interesse em ingressar na área de Oncologia.

 

Duração

12 meses de aulas

ATENÇÃO: A previsão de início deste curso é no mês de outubro, logo as mensalidades também serão geradas a partir do mês que as aulas começarão*.

 

*Condicionada a formação de turma

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Assistência de Enfermagem em Fim de Vida
    30h
    -
  • Assistência de Enfermagem em Oncologia Cirúrgica
    30h
    -
  • Assistência de Enfermagem em Oncologia Clínica
    30h
    -
  • Bases Farmacológicas, Terapia Antineoplásica e Hemoterapia
    30h
    -
  • Bases Fisiopatológicas e Recursos Diagnósticos Aplicados À Oncologia
    30h
    -
  • Bioética na Assistência Oncológica
    30h
    -
  • Comunicação em Situações Difíceis no Tratamento Oncológico
    30h
    -
  • Didática do Ensino Superior
    30h
    -
  • Gerenciamento em Unidades Oncológicas
    30h
    -
  • Metodologia de Ensino a Distância
    30h
    -
  • Quimioterapia: Conceito, Modalidades e Aspectos de Biossegurança
    30h
    -
  • Radioterapia: Teleterapia, Braquiterapia e Radiocirurgia
    30h
    -

Disciplinas Optativas
  • Metodologia Científica
    30h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Tcc)
    60h
    -

Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso