Informação do Curso
Especialização em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

O fenômeno de envelhecimento da população vem ocorrendo em todos os países, sendo acompanhado pela crescente demanda de profissionais especializados na assistência ao idoso, bem como do aprimoramento de políticas públicas, do desenvolvimento de serviços e programas de inserção do idoso, e da necessidade crescente de atenção à saúde e dos meios educacionais e ambientais adaptados a essa população.

Da mesma forma, com o crescimento do número de fisioterapeutas no mercado de trabalho, as exigências de uma formação complementar e específica também têm aumentado, a fim de oferecer mão-de-obra capacitada e adaptada às necessidades dessa população que, progressivamente, tem buscado melhores condições de envelhecimento, principalmente almejando a manutenção da independência funcional e da qualidade de vida.

Enquanto a geriatria estuda as doenças dos idosos, a gerontologia tem como campo de estudo, o envelhecimento, o que pode ser traduzido em um espectro mais amplo e multidisciplinar. É grande a carência de profissionais nesta área e o campo de trabalho, bastante amplo e promissor. Ao concluir o Curso, o aluno obterá o título de Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia.

Objetivo

Promover a especialização do graduado, possibilitando o conhecimento a respeito dos fundamentos, objetivos, métodos e áreas de intervenção na Gerontologia e Geriatria com foco na otimização da capacidade funcional do idoso e no desenvolvimento de programas de prevenção e reabilitação de idosos, fornecendo embasamento para capacitar fisioterapeutas gerontólogos e geriátricos a atuarem na prevenção e minimização dos efeitos do processo de envelhecimento sobre os indivíduos e a atuar sobre deficiências e incapacidades já instaladas, comuns na população geriátrica.

- Conhecer as principais patologias, alterações físicas e emocionais que afetam os idosos;

- Estudar o processo de envelhecimento normal e suas etapas;

- Mostrar os principais projetos que envolvem a terceira idade e idosos, bem como, as políticas envolvidas;

- Reconhecer as principais ferramentas da qualidade, importantes para melhorar os serviços de atendimento a esta população;

- Compreender a relação do direito com a saúde humana, métodos de prevenção embasados nas principais legislações ligadas aos idosos;

- Conhecer Adaptações ergonômicas que promoverão melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Público Alvo

Profissionais com graduação em Fisioterapia interessados nas metodologias de aprofundamento em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica.

Duração

12 meses de aulas

ATENÇÃO: A previsão de início deste curso é no mês de outubro, logo as mensalidades também serão geradas a partir do mês que as aulas começarão*.

 

*Condicionada a formação de turma

Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso