Informação do Curso
Especialização em Educação, Jogos e Ludicidade para o Ensino
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

O lúdico é um recurso metodológico muito importante para o processo de aprendizagem. A adoção de jogos no processo de ensino possibilita ao aluno o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, reflexão, análise, pensamento crítico, respeito às regras, podendo propiciar a aprendizagem significativa, tornando o aluno protagonista na construção do seu conhecimento.

Objetivo


OBJETIVO GERAL
O curso tem por objetivo proporcionar conhecimentos, sobre a importância da utilização dos jogos e da ludicidade para uma aprendizagem significativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir sobre jogos e ludicidade como estratégias pedagógicas;
  • Analisar práticas educativas envolvendo jogos e situações lúdicas para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.
Público Alvo

Professores da Educação Básica; licenciados nas diversas áreas de ensino; Assistentes Sociais; Profissionais interessados em jogos, ludicidade e Educação.

Duração

12 meses

Metodologia

A modalidade Educação a Distância (EaD) é ideal para quem prioriza praticidade e flexibilidade nos horários e no espaço de estudo.

Aprenda onde e quando quiser com um completo suporte técnico e pedagógico. Você conta com a Tutoria On-line para esclarecer dúvidas durante sua rotina acadêmica, ajudando-lhe a montar seu cronograma de estudos e se manter motivado durante todo o curso.

No Ensino a Distância são usadas diversas ferramentas tecnológicas para o seu desenvolvimento, como videoaulas, links para arquivos, questionários on-line, fóruns, ebooks e páginas da web. Sem falar no acesso a materiais didáticos de apoio, biblioteca virtual e webconferência.

As aulas são 100% on-line, com a realização de uma prova presencial no seu polo EaD de origem.

DIFERENCIAIS
Nosso curso tem o padrão de qualidade de ensino do Grupo Ser Educacional, que:
• Utiliza metodologia que integra teoria e prática por meio de estratégias de ensino inovadoras, valorizando a experiencia prévia do aluno;
• Possui a qualificação do corpo docente como marca, aliada a experiência de mercado;
• Proporciona oportunidades de networking;
• Dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno, fluído e de fácil usabilidade;
• Tem conteúdos articulados com as práticas do mercado e tendências das suas respectivas áreas;
• Garante acesso às aulas pelo celular, notebook ou tablet;
• Oferece material didático gratuito aos alunos;
• Proporciona interação da Tutoria On-line para esclarecer dúvidas durante sua rotina acadêmica;
• Garante Certificado igual ao do curso presencial;
• Possui EaD avaliado com nota máxima 5 (cinco) na avaliação do MEC.

 

Certificado

A UNINASSAU foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da PORTARIA Nº 1.069, DE 18 DE OUTUBRO DE 2018, para ofertar e certificar os programas de pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a distância. Na Pós-graduação EaD UNINASSAU, além de um curso reconhecido você garante um diploma igual ao do curso presencial. A especialização foi registrada no e-mec através da portaria n° 03-210520-01 DE 21 DE MAIO DE 2020.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, exceto em alguns cursos da área da Saúde e Engenharia de acordo com o que determina o respectivo Conselho de Classe, conforme Resolução n° 1 de 06/04/2018 do CNE/MEC, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus. Para isto, o aluno deverá solicitar a inclusão deste componente curricular, de acordo com normas e cronograma do curso.

DuracaoTotalCurso
12
Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Análise de Jogo, Jogadas e Instrução em Tempo Real
    30h
    -
  • Aprendizagem Baseada em Problemas
    30h
    -
  • Desenvolvimento Neupsicomotor e Aprendizagem
    30h
    -
  • Dimensões do Jogo
    30h
    -
  • Educação e Tecnologias
    30h
    -
  • Gamificação
    30h
    -
  • Jogos de Recreação
    30h
    -
  • Metodologia do Ensino a Distância
    30h
    -
  • Metodologias Ativas
    30h
    -
  • Plano de Ensino a Partir de Metodologias Ativas
    30h
    -
  • Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem
    30h
    -
  • Psicomotricidade
    30h
    -

Disciplinas Optativas
  • Metodologia Científica
    30h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Tcc)
    60h
    -

Carga Horária
Carga horária total360h
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso