Sobre o Curso
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) desenvolvida por Aaron Beck envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos. O tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países. A TCC foi desenvolvida, aprimorada e extensamente difundida na Europa e nos Estados Unidos na década de 60 e integra técnicas e conceitos vindos de duas principais abordagens como a cognitiva e a comportamental.
Diversos sistemas de saúde no mundo se esforçam para conter custos e melhorar a relação custo-benefício dos tratamentos de saúde mental. Dessa forma, na última década, a terapia cognitiva teve um enorme impacto sobre o campo da saúde mental, como resultado de sua eficácia evidenciada na compreensão e no tratamento de uma ampla gama de distúrbios emocionais e comportamentais (Dattílio & Freeman, 1998). A quantidade crescente de trabalhos que mostram sua eficácia constitui uma explicação para o fato de esta abordagem ser considerada a que mais obteve popularidade nas últimas décadas (Rangé, 2001).
Diante do exposto, a proposta do curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental vem a se tornar um diferencial competitivo para a instituição e, especialmente, para os alunos do curso de Psicologia, uma vez que o contexto social atual impõe ao psicólogo a necessidade de tornar suas teorias objeto de uma atitude de revisão constante. Mais do que nunca, no contexto da globalização, não podemos ler as teorias da psicologia como dogmas cristalizados.
Objetivo
Especializar profissionais das áreas de saúde e saúde mental a utilizar a Terapia Cognitivo Comportamental em sua prática clínica, proporcionando-lhes ainda, o aprofundamento de sua formação para o exercício de atividades acadêmicas e de pesquisa.
Público Alvo
Profissionais Graduados nas Áreas de Psicologia e Medicina.
Duração
18 meses de aulas presenciais