Informação do Curso
Especialização em Gestão em Saúde Pública
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

De acordo com o Ministério da Saúde, na Saúde Pública existe uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

A expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e demais programas, compõem parte do conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Esta concepção supera a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença, desenvolvendo-se por meio de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipes, dirigidas às populações de territórios delimitados, pelos quais assumem responsabilidade.

Hoje, sabe-se que o Modelo de Atenção à Saúde do Brasil é referência internacional. A ESF como desenhada no caso brasileiro destaca-se como modelo para outros países. Sendo assim, e considerando a importância desta inserção para o profissional de saúde, é imperiosa oferta à sociedade o Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão em Saúde Pública considerando a necessidades de formar profissionais com capacidade crítica e qualificação técnica necessárias para atuar no campo da saúde pública, com vistas a analisar, intervir e modificar o quadro vigente das ações e serviços de saúde no país.

Objetivo

O curso busca o aperfeiçoamento técnico científico do profissional através de reflexões de conteúdos atuais no tocante as políticas do Sistema Único de Saúde, sua organização e gerenciamento dos recursos humanos, materiais, financeiros e de informação para o planejamento de ações e intervenções nas práticas de saúde pública individual e coletiva.

- Desenvolver competências e técnicas gerenciais resolutivas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas administrativos na área da saúde para a tomada de decisão.

- Estimular a troca de experiência entre os docentes e discentes;

- Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de ações e serviços de saúde na Atenção Básica, integrando atualizadas tecnologias e práticas de gestão;

- Fornecer um enfoque de redução de custos com investimento na qualidade e responsabilidade humana baseado nos princípios e diretrizes no SUS.

Público Alvo

O Curso destina-se a Profissionais de nível superior que desejam atuar na área de  Gestão em Saúde Pública com e que necessitem adquirir ou aprofundar as habilidades e competências na área de Saúde Pública, qualificando-se para atuar em Organizações de Saúde vinculados ao SUS:

Médicos Enfermeiros; Farmacêuticos; Nutricionistas; Biomédicos; Biólogos; Odontólogos; Fisioterapeutas; Serviços Sociais; Administradores; Contadores e outros profissionais de áreas afins.

Duração

12 meses de aulas

ATENÇÃO: A previsão de início deste curso é no mês de outubro, logo as mensalidades também serão geradas a partir do mês que as aulas começarão*.

 

*Condicionada a formação de turma

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família
    30h
    -
  • Didática do Ensino Superior
    30h
    -
  • Gestão do Financiamento na Saúde
    30h
    -
  • Metodologia de Ensino a Distância
    30h
    -
  • Planejamento Estratégico e Gestão em Serviços de Saúde
    30h
    -
  • Políticas de Saúde e Processo Saúde Doença
    30h
    -
  • Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria em Saúde
    30h
    -
  • Saúde Mental e Assistência Farmacêutica
    30h
    -
  • Segurança Alimentar e Nutricional
    30h
    -
  • Sistema de Saúde e Organização da Atenção Básica: Saúde da Mulher, da Criança, e do Adolescente
    30h
    -
  • Sistema de Saúde e Organização da Atenção Básica: Saúde do Homem, Adulto e Idoso
    30h
    -
  • Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental
    30h
    -

Disciplinas Optativas
  • Metodologia Científica
    30h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Tcc)
    60h
    -

Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso