Informação do Curso
Especialização em Psicologia da Infância e Adolescência
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

A criação de uma pós-graduação em Psicologia da Infância e Adolescência é fundamental para capacitar psicólogos a lidar com os desafios complexos enfrentados por crianças e adolescentes. Com foco em métodos baseados em evidências, o programa garante que as intervenções sejam eficazes e fundamentadas cientificamente. Aulas ao vivo com especialistas renomados e clubes de revistas proporcionam uma formação dinâmica e atualizada, permitindo que os profissionais apliquem as melhores práticas em seus atendimentos, assegurando o desenvolvimento saudável e o bem-estar dos jovens pacientes.

Objetivo

OBJETIVOS GERAIS

Capacitar psicólogos a atuar de maneira eficaz e ética na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes, utilizando métodos baseados em evidências científicas. O programa visa proporcionar uma formação completa, que integre teoria e prática, com foco em intervenções psicoterapêuticas comprovadas e adaptadas às necessidades específicas dessa população, preparando os profissionais para enfrentar os desafios do desenvolvimento infantil e adolescente de forma atualizada, crítica e sensível. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Capacitar os alunos a utilizar métodos baseados em evidências para avaliar e tratar transtornos psicológicos em crianças e adolescentes, garantindo intervenções eficazes e seguras.
• Desenvolver habilidades de diagnóstico clínico e intervenção terapêutica, voltadas para questões emocionais, comportamentais e de desenvolvimento, típicas da infância e adolescência.
• Promover o entendimento profundo dos processos de desenvolvimento infantil e adolescente, incluindo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e familiares, para uma intervenção mais assertiva.
• Estimular a prática da psicologia baseada em evidências, por meio da revisão crítica da literatura científica recente em clubes de revistas, aplicando os melhores resultados de pesquisa à prática clínica.
• Facilitar a interação com mestres e doutores renomados, que trarão diferentes abordagens e perspectivas, enriquecendo a formação teórica e prática dos alunos.
• Oferecer formação contínua em intervenções inovadoras e comprovadas para tratar problemas como ansiedade, depressão, transtornos do espectro autista, transtornos de aprendizagem e outros desafios comuns na infância e adolescência.
• Incentivar a colaboração interdisciplinar, promovendo a integração de conhecimentos com áreas correlatas, como educação, pediatria e assistência social, para uma abordagem mais holística e eficiente.
• Capacitar os alunos a lidarem com os desafios éticos e legais envolvidos no atendimento psicológico de crianças e adolescentes, garantindo uma prática profissional responsável e em conformidade com as normas vigentes.

Público Alvo

Psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais que atuam diretamente no atendimento a pessoas institucionalizadas; professores, pedagogos e psicopedagogos que desejam desenvolver habilidades para identificar e lidar com ambientes com atividades psicológicas em crianças e adoelscentes; pessoas que trabalham em ONGs, centros de reabilitação ou que possuem interesse pessoal no tema.

Duração

12 meses.

Metodologia

A modalidade Educação a Distância (EaD) remoto (AO VIVO) é ideal para quem prioriza praticidade e flexibilidade nos horários e no espaço de estudo, mas que também possui a necessidade de interação em tempo real com docentes e alunos.

Aprenda onde e quando quiser com um completo suporte técnico e pedagógico. Você conta com professores com formação sólida e ampla experiência de mercado para esclarecer dúvidas durante sua rotina acadêmica.

No Ensino a Distância Remoto são usadas diversas ferramentas tecnológicas para o seu desenvolvimento, como aulas ao vivo, links para arquivos, Desafios colaborativos, chats, e avaliações personalizadas.

O aluno participará de aulas ao vivo com a presença de docentes e discentes, o que os permitirá contribuir e dirimir suas dúvidas.

As disciplinas serão avaliadas por meio de avalições online no Ambiente Virtual de aprendizagem, ao final do curso o aluno deverá realizar uma prova presencial no seu polo EaD de origem, atendendo aos requisitos do Ministério da Educação.


DIFERENCIAIS
Nosso curso tem o padrão de qualidade de ensino do Grupo Ser Educacional, que:

Utiliza metodologia que integra teoria e prática por meio de estratégias de ensino inovadoras, valorizando a experiencia prévia do aluno;


Possui a qualificação do corpo docente como marca, aliada a experiência de mercado;


Proporciona oportunidades de networking; Dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno, fluído e de fácil usabilidade;


Tem conteúdos articulados com as práticas do mercado e tendências das suas respectivas áreas;


Garante acesso às aulas pelo celular, notebook ou tablet;


Oferece material didático gratuito aos alunos;


Proporciona interação em tempo real entre alunos e docentes;


Garante Certificado igual ao do curso presencial;


Possui EaD avaliado com nota máxima 5 (cinco) na avaliação do MEC.

Certificado

A UNINASSAU é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 1.239 de 20 de dezembro de 2013, para ofertar e certificar os programas de pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a distância. Na Pós-graduação AO VIVO UNINASSAU, além de um curso reconhecido você terá um diploma igual ao do curso presencial.

 

 
Trabalho de Conclusão de Curso

De acordo com o disposto na Resolução nº 1 de 06 de abril de 2018, do CNE/MEC, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é requisito obrigatório para certificação de pós-graduação lato sensu, com exceção de alguns cursos nas áreas de saúde e engenharia, cujos conselhos de Classe consideram este componente indispensável no certificado de Conclusão de curso.

Dessa forma, o Trabalho de conclusão de curso (TCC) da Pós-Graduação AO VIVO da UNINASSAU é um componente opcional, estando a critério do estudante realizá-lo.

Ao estudante que optar pela realização do TCC, deverá solicitar inclusão da disciplina de Metodologia Científica e Orientação de TCC, via requerimento específico. O requerimento será encaminhado para inclusão acadêmica e financeira do estudante.

Os alunos aprovados no TCC apresentarão em seu certificado a referida aprovação, bem como nota atribuída após a avaliação.

DuracaoTotalCurso
12
Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Abordagens Psicoterápicas Especializadas na Infância e Adolescência
    30h
    -
  • Altas Habilidades: Avaliação e Intervenção
    30h
    -
  • Assistência em Psiquiatria a Criança e Adolescente em Sofrimento Psíquico
    30h
    -
  • Avaliação e Intervenção Às Situações de Violências
    30h
    -
  • Avaliação Psicodiagnóstica na Criança e no Adolescente
    30h
    -
  • Desenvolvimento e Aprendizagem
    30h
    -
  • Necessidades Educacionais Especiais I
    30h
    -
  • Necessidades Educacionais Especiais II
    30h
    -
  • Psicologia Jurídica Aplicada a Infância e Adolescência
    30h
    -
  • Psicopatologia e Farmacologia Aplicadas a Infância e Adolescência
    30h
    -
  • Relação Terapêutica na Interação com a Criança e com o Adolescente
    30h
    -
  • Saúde Baseada em Evidências
    30h
    -

Carga Horária
Carga horária total360h
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso